segunda-feira, setembro 6

Compartilhamento de dados e impunidade na Guatemala

Em uma das últimas mesas de debates desta Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, que termina nesta segunda-feira, foram apresentados casos de compartilhamento de dados e informações por jornalistas em diferentes continentes e também um estudo de impunidade na Guatemala.

Paul Radu – jornalista que coordena no leste europeu um grupo de investigação sobre crime organizado – falou sobre a importância de reunir informações de diferentes fontes em bancos de dados abertos a jornalistas que estejam investigando o mesmo caso em distintos países. Ou seja, que todos possam alimentar e também utilizar esses dados em investigações multinacionais.

Algumas informações da África ou da Ásia, por exemplo, podem servir a jornalistas que estejam investigando o mesmo caso na Europa, ou vice-versa. O compartilhamento de informações entre jornalistas ainda é pouco difundido, segundo Radu. Além de investigar, ele também ministra cursos de treinamento para conectar os jornalistas em âmbito internacional.

Juan Luis Font e Pierre Fruhiling falaram sobre casos de impunidade na Guatemala. Fruhiling mostrou um estudo realizado entre 2006 e 2007 sobre os homicídios no país. De acordo com ele, 70% dos casos aconteceram em apenas cinco departamentos (Estados), sendo que 90% dos assassinados eram homens entre 15 e 29 anos.

Ao todo, foram analisados 478 casos, destes só 20 tiveram algum trâmite processual e nenhum suspeito foi condenado. O estudo foi publicado e distribuído no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário