sábado, setembro 4

Irregularidades em programas e gastos sociais

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo do presidente Lula foi objeto de uma série de reportagens investigativas do jornal Correio Brasiliense e cujas distorções foram apresentadas pelo jornalista Lúcio Vaz em uma das mesas desta manhã.

Com cruzamento de planilhas eletrônicas de dados oficiais, o jornal fez uma análise qualitativa dos gastos para verificar como o dinheiro estava sendo utilizado e se estava atendendo também as regiões mais pobres. O mapa das obras revelou que havia grandes distorções entre a verba investida na região do litoral brasileiro comparada com aquela destinada ao interior do sertão nordestino.

Um dos cruzamentos feitos pelo jornal foi relacionar os investimentos do PAC em cada região com a quantidade de eleitores, cujo resultado mostrou que as regiões menos populosas também são as mais esquecidas pelo governo federal.

O jornal teve acesso a relatórios da auditoria federal que mostravam que muitas obras estavam atrasadas e que também havia pressão do governo para a liberação dos recursos. Muitas dessa obras, de acordo com Vaz, ficarão inacabadas e deverão ser concluídas no próximo governo. A fiscalização – salientou o jornalista – está ocorrendo mais na imprensa, ao passo que a oposição neste momento está anestesiada, mesmo em período eleitoral.

Na sequência, Gustavo Gorriti mostrou o trabalho de investigação realizado pelo centro de investigação IDL Reporteros, do Peru, sobre a venda de terrenos para especulação imobiliária em Lima, capital do país.

O veículo revelou que o governo local vendeu a preços simbólicos e irrisórios uma área litorânea do sul da cidade a um “traficante de terrenos”, que os revendeu a um valor muitíssimo maior. A região hoje é uma das que tem o metro quadrado mais caro da costa limenha e está ocupada pela elite local.

Gorriti salientou que a investigação foi realizada por um pequeno veículo, que começou a atuar em fevereiro deste ano com quatro jornalistas, com o apoio da Open Society. Por meio das redes sociais, eles divulgam as informações e revelações dos trabalhos, que rapidamente chegam aos meios de comunicação e ganham grande repercussão.

Veja a apresentação de Gustavo Gorriti:

Nenhum comentário:

Postar um comentário