quinta-feira, julho 29

Reportagens investigativas em debate

A Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin) vai reunir repórteres e especialistas em técnicas de investigação para reportagens aprofundadas, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Em mesas e paineis simultâneos, serão apresentados os principais casos de reportagens investigativas do último ano, em todo o continente. Também haverá oficinas de capacitação. A divulgação dos vencedores do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo 2010 também ocorrerá durante o encontro.

Entre os casos que serão apresentados, há reportagens sobre investigações de presidentes da República, gastos sociais, saúde pública, governos locais, corrupção, segurança pública, direitos humanos, operações financeiras e enriquecimento ilícito.

Do Brasil, cinco séries de reportagens serão apresentadas e debatidas: “Os atos secretos do presidente do Senado, José Sarney” (O Estado de S. Paulo); “A farra das passagens no Congresso” (Congresso em Foco); “A matança da Guerrilha do Araguaia” (O Estado de S. Paulo); “O artificial Programa de Aceleração do Crescimento de Lula” (Correio Brasiliense); e “Falsificação de remédios” (Estado de Minas).

As mesas de debates reunirão também jornalistas da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, México e Estados Unidos.

Dos conferencistas convidados para falar sobre jornalismo investigativo, alguns são editores de grandes jornais e outros membros de instituições especializadas no tema. Entre eles estão: Ricardo Uceda, presidente do Instituto Prensa y Sociedad (Ipys); Brant Houston, da Knight Chair for Investigative and Enterprise reporting; Lise Olsen, da Investigative Reporters and Editors (IRE); Gabriel Michi, presidente do Foro de Periodismo Argentino (Fopea); e Carlos Elordi, do jornal espanhol El País.

Três oficinas simultâneas serão oferecidas aos participantes, com prévia inscrição: “O que existe de novo na Reportagem com Auxílio do Computador (RAC)”, “Como elaborar um projeto de investigação”, “Segurança informática para jornalistas investigativos”, “Acesso à informação e a imprensa”.

A Colpin 2010 é realizada pelo Instituto Prensa y Sociedad (Ipys) e pela Transparency International, com patrocínio da Open Society Institute, da Ford Foundation e o apoio do Fopea e do El Universo.

Veja a programação completa e acompanhe as notícias sobre a conferência, em português, neste blog.